sexta-feira, 10 de abril de 2009

Loucura de uma mente carente

Atualizada em 22/7/2014

Clipe da Música "Mente Carente" - Banda Josie
Meu processo de composição sempre começa com a letra. No entanto, até hoje não consegui fazer músicas por encomenda, tem que rolar inspiração. Vêm assim, do nada, a qualquer hora, aí tenho que procurar papel, caneta e escrever. Se não registro na hora, já viu, né? A inspiração vai embora e não volta tão cedo. Às vezes, são apenas trechos, o refrão, depois tenho que desenvolver o restante, mas, com a idéia na cabeça, fica mais fácil terminá-las.

Outra coisa que acontece é que já vou cantarolando alguma melodia e colocar a harmonia depois, affff.......é bem complicado!!! Tenho sempre que pedir um help para os meus meninos, ou seja, os instrumentistas da banda. As letras costumam ser sobre as minhas mazelas, sobre as coisas do meu cotidiano e a maioria, são sobre as coisas do coração. Mas tenho músicas com boas mensagens de vida, sobre política, contra o sistema capitalista e tal.

Mente Carente foi uma dessas músicas sobre o meu dia a dia. Final de 2003, um olhar, sempre um olhar, ahhh esses olhares e aí surgiu a composição. Mais uma vez uma história platônica, mas uma boa história, lembro com carinho desses acontecimentos. Sem mágoas, sem tristeza, afinal de contas pode até ter sido loucura de uma mente carente, mas que me fez bem enquanto durão a ilusão. Coisa de artista que vive sempre no mundo da lua, rs......

O projeto do clipe "Mente Carente"

A idéia de produzir um clipe surgiu em 2005. A proposta veio do meu amigo Mauro Almeida, ex-namorado e ex-vocalista da minha primeira banda, o NB-8. Existe uma lenda com o Mauro, as más línguas dizem por aí que quando éramos adolescentes, apenas namorei com ele porque era o único do bairro que possuía uma guitarra. Verdade ou não, o fato é: foi o meu melhor namorado. O mais próximo dos meus devaneios, dos meus sonhos, tanto é que é fotógrafo profissional, ou seja, trabalha com artes. Não foi o grande amor, mas sem sombras de dúvidas, o melhor namorado, o mais bonito, o mais bacana, o mais louco, e claro, tinha uma guitarra elétrica numa época em que ninguém podia ter! rs.....

Escolhemos Mente Carente porque a história era boa, daria para desenvolver algo bem voltado à solidão das pessoas que vive nos grandes centros urbanos. Gravamos alguns takes apenas comigo tocando guitarra e no restante do vídeo, ele usou recursos visuais e fotos. Eu gosto do resultado do clipe, tem todo um lado retrô com a vitrola e o disco de vinil que adorei e pelo menos, tanto os amigos, quanto alguns agenciadores de banda, aprovaram esta canção. Até agora, eles dizem que é a melhor que fiz até hoje.

Até meu amigo guitarrista e também ex-namorado Ricardo Pellegrini, vulgo Pezão, roqueiro da melhor safra que não gosta de música pop e nacional, também elogiou e comentou que é a minha melhor música. As guitarras virtuoses do arranjo são de sua autoria e de sua execução. Eu tenho isso em mim, graças a Deus! Fico amiga de todas as pessoas que se relacionam comigo. Depois da maré alta, do terremoto, da turbulência, vêm a calmaria, o carinho fica e grandes amizades surgem. Acho isso fantástico!! Todos envolvidos nos meus projetos e nas minhas histórias de vida.

O show de lançamento do clipe foi em maio de 2007, na casa de eventos Barracão da Villa, ao lado do HSBC Brasil (antigo Tom Brasil Nações Unidas), e contou com a breve passagem do prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, para cumprimentos e incentivos aos integrantes da banda.

Eu ainda acredito no potencial desta música e quem sabe, uma hora eu consigo colocar ela na mídia, o intuito sempre foi esse. A Banda Josie está com novas canções e recentemente descobri um novo parceiro musical, Abrahão Mello, meu ex-guitarrista e agora tecladista da banda. Ano passado ele passou cinco músicas prontas, inclusive com os arranjos elaborados e gravados, minha parte foi colocar as melodias e as letras. E não é que a parceria deu certo!!?? Algumas músicas, precisei fazer apenas adaptações para encaixar as letras. Muito bom, finalmente encontrei o meu Roberto, "Frejat" ou "de Carvalho"!? rs....

Feliz Páscoa, amigos!

Paz & Amor; Música
Beijos e fiquem com Deus!
Nana





Nenhum comentário:

Postar um comentário