domingo, 9 de agosto de 2009

Dia dos Pais

Pai - Fábio Jr.

Hoje é o segundo domingo do mês de agosto, data de comemoração do dia dos pais. Aqui neste lar, a família mais um ano se reuniu para homenagear dois pais: meu pai, Seu Vitório e meu irmão, Maurício. Domingo ensolarado, quente, propício para um churras no quintal de casa. Como a maioria dos amigos sabe é um menu que não me chama nem um pouco a atenção, totalmente sem glamour e costumo ficar de bico. No entanto, este ano não criei caso com o evento mais popular do Brasil, o churrasco. Sentei à mesa, participei, brinquei, ri com as graças do sobrinho e o principal, aproveitei mais um ano o dia dos pais com toda a família ao redor da mesa e com o seu Vitório, nos seus quase 76 anos, feliz, por mais este domingo de celebração dos dias dos Pais.

Antes do almoço, estava na sala com o Henrique, meu sobrinho e passou na TV, o Padre Fábio de Melo cantando a música Pai, de Fábio Jr., no programa Turma do Didi. Impossível não me emocionar com esta música. Na verdade, não me emocionei, como sempre quando escuto esta música, choro muito. Fábio foi muito feliz ao expressar todo seu sentimento nesta canção, que resume todo o sentimento que temos por nossos pais.

A frase: "você foi meu herói, meu bandido" é perfeita. Bandido quando somos criança, ou adolescente e nosso pai nos proíbe de fazer alguma coisa, quando nos dá bronca, quando nos faz passar vergonha na frente dos amigos e mesmo quando adultos, quando ele nos decepciona com suas atitudes, porém, como todo ser humano, o pai também tem direito de errar, de ser frágil, fraco diante das paixões e mazelas do mundo, e herói porque sempre está ali, nos salvando dos perigos da vida, nos educando, nos incentivando, nos dando carinho, preocupado quando estamos doentes, tristes, nos levando para um jogo de futebol, para uma balada e indo buscar de madrugada, ou seja, sendo simplesmente pai.

E muitas vezes esse pai foi o que escolhemos antes de voltar para cá. É um processo de ajuda mútua para continuarmos no caminho da evolução, de resgate das faltas do passado, do aprendizado, exercitando a paciência e a tolerância. É a oportunidade que temos de colocar em prática a lei do amor.

Outra frase da música que me emociona muito: "e brincar de vovô com meu filho". Não sei se um dia darei esta alegria para o meu pai e para mim mesma, mas, graças a Deus, o Maurício fez isso por nós e quase todos os dias vejo meu pai, pacientemente brincando com meu sobrinho Henrique no quintal, na sala, na garagem. Claro que Avô e Avó só mimam os netos mas, este é o papel deles, mimar, brincar e dar carinho. Educação é dever dos pais, quem ter que impor limites são eles.

Os dias de comemorar certas datas são bons e ao mesmo tempo cruéis. Principalmente para quem não tem mais pai, não tem mais mãe. Pelo relato de alguns amigos é um dia totalmente doloroso, de muitas saudades. Por isso, temos que agradecer todos os dias a convivência que temos com eles. E nunca desistir de ajudar, de dar todo amor que houver nesta vida. Tem uma hora que nos tornamos pais de nossos pais e essa é a hora de retribuirmos tudo de bom que eles nos fizeram e de mal, se houver algo de ruim, deixar para lá, perdoar sempre! É chegada a hora de entendermos que não adianta carregar sentimentos negativos por nada e nem por ninguém. Temos que retribuir o mal com o bem, com amor, alegria e perseverança.

Concluindo, postei a música Pai neste texto, pois Fábio Jr. diz tudo que precisamos dizer para homenagear esse dia. Vocês não imaginam como esta música me toca. Até quando meu ex-chefe Anjinho cantava no Karaokê esta canção, o grêmio da VVD vinha abaixo de tantas lágrimas. Definitivamente não há outra música que represente tão bem o Dia dos Pais. E todo amor que temos por eles.
Reconhecemos que o dia das Mães é o dia do Amor, mas reconhecemos também que o dia dos Pais é o dia de Deus. (Palavras de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)


Paz, Música & Amor


Beijos e tenham uma ótima semana
Fiquem com Deus
Nana

2 comentários:

  1. Nana....lindo texto! Chorei ao ler, pois lembrei do meu amado velhinho, realmente o dia dos pais é uma data muito dolorosa para não tem mais o seu ao seu lado, mas procuro neste dia, lembrar das coisas boas, dos momentos felizes que passei ao lado do meu paizinho. Essa música também me emociona muito, já me emocionava antes, quando meu papai ainda estava aqui, agora que ele está em outro plano, me emociona ainda mais, e é exatamento o refrão: "brincar de vovô com meu filho" que me traz mais tristeza, pois sei que meu pai, que foi o melhor e mais carinhoso avô que conheci, não vai está aqui para brincar com meus filhinhos.

    Mas sei que tudo isso é só uma passagem, sei que o que nos separa da outra vida é um véu muito fino, que um dia estaremos todos juntos e felizes....e nada mais irá nos separar.

    Um super beijo....acho que acabei usando seu espaço para desabafar um pouquinho...rsrs SORRY! Saudades sempre....Siroca - (Silene)

    ResponderExcluir
  2. Silene, como já falei antes, fico muito feliz em saber que emociono as pessoas com minha música, meus textos e minhas idéias e este blog está aberto para todos que quiserem expressar seus sentimentos sinceros. Como conversamos outro dia, é uma honra ter seu incentivo por aqui e seus comentários em forma de belos textos também.
    Beijos e fica com Deus!
    Nana

    ResponderExcluir