terça-feira, 24 de abril de 2018

Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec - Reforma Íntima, o autoconhecimento

Já usei este blog pra falar de vários assuntos, da minha vida, de música, dicas de filmes, ações públicas e já falei também sobre a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, bem no início deste blog que coincidiu com a minha ida pela primeira vez na Federação Espírita do Estado de São Paulo, levada por um amigo do trabalho e por isso até hoje o chamo de mestre, guru, até porque ele é a cara do escritor Paulo Coelho. Mas principalmente um amigo que  percebeu a necessidade que me encontrava na época de um help. Como eles dizem por lá muitos vão pelo amor, mas a maioria chega pela dor e foi assim que entrei na Feesp pela primeira vez, com crises de pânico em 2009 e até hoje estou lá, estudando e recentemente como colaboradora.

Sim, é uma religião, mas vai além, pois é filosofia e ciência também e uma das coisas que eles mais alertam é para não nos tornarmos espíritas que só se interessam pelos fenômenos. .Não, o mais importante da doutrina é a transformação do homem velho para o homem novo através da tal da reforma íntima, do autoconhecimento e temos como código de conduta os ensinamentos de Jesus Cristo onde a lei do amor é o maior chamamento.

Mas para isso, precisamos ir fundo em nós mesmos para transformar os nossos defeitos em virtudes e isso não é nada fácil. Claro que não é, como vamos identificar em nós mesmo o orgulho e o egoísmo, as maiores chagas da humanidade? Como vamos admitir que somos impacientes, intolerantes, vaidosos, maledicentes? Como vamos admitir que só sabemos julgar e criticar todos e tudo? Pare isso é necessário a humildade, mas como ser humilde se o orgulho fala mais alto??

Amiguinhos, não há outra saída a não ser não fazermos aos outros o que não gostaríamos que fizessem para nós mesmo. É entender que quando criticamos um defeito no outro, quando nos irritamos com as atitudes alheias, com certeza este defeito que enxergamos no outro é o nosso maior defeito, como se fosse nosso espelho. A partir do momento que admitimos isso, nós estaremos no caminho para iniciarmos o processo do nosso burilamento espiritual. Estaremos no caminho para nos tornarmos pessoas melhores.

Quando Jesus disse "Orai e Vigiai", ele não está orientando apenas rezar e muito menos vigiar a vida dos outros, onde já se viu??? Claro que não, ele quis dizer com isso que devemos vigiar os nossos próprios pensamentos. O pensamento é uma energia que se propaga no ar e por isso quando usamos o termo figurado que fulano está com uma nuvem negra na cabeça, não é tão figurado assim, porque realmente os maus pensamentos formam uma energia que nos consome e impregna no ambiente em que estamos. Por isso muitas vezes entramos em algum lugar e nos sentimos mal.

E orar, não é só pedir, mas agradecer sempre e quando pedirmos algo, pedirmos força, coragem, sustentação para enfrentarmos os problemas. Sendo assim, vamos olhar mais para nós mesmo, vamos evitar os pensamentos negativos, vamos evitar a cultura do ódio sem propósito. O mundo precisa vibrar amor, bons sentimentos. Que tal começar a transformação assim, com pensamentos de luz, depois exercitar o olhar para dentro de nós e com muita humildade nos esforçarmos para identificar nossos defeitos?

Para finalizar outra máxima de Jesus Cristo:"amai-vos, eis o primeiro ensinamento, instruí-vos, eis o segundo, Isso mesmo, estudar, ler, conhecer, não apenas os livros da doutrina espírita, mas de tudo um pouco. Ninguém precisa ser jornalista para checar a veracidade das informações, checar a fonte, ser imparcial e ouvir os dois lados, mas sejamos mais responsáveis neste mundo virtual que deveria ser apenas para o bem e no entanto, se tornou uma bomba relógio.

Vamos desejar sempre muita luz, amor e paz para o mundo, para todos.


Até breve.


Música e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário