terça-feira, 16 de maio de 2017

Desequilíbrio Total é mais uma canção inspirada numa mesa de bar



De tempo em tempo eu volto aqui no blog . As tribulações da vida, as responsabilidades, o trabalho que nos traz o pão nosso de cada dia acaba nos afastando do que gostamos, do que queremos, do que sempre sonhamos. Mas aí o universo cansa de nos ver sem tomar atitudes que possam nos trazer aquela felicidade relativa de que é possível aqui neste planeta, neste mundo que às vezes nos parece tão cão, e acaba empurrando a nossa vaquinha que nos sustenta pra ver se a gente toma coragem e vai à luta pelo menos pra não dizer que um dia não tentou.

Em 2006 resolvi estudar Comunicação justamente porque gosto de escrever, para aprender, para desenvolver este meu lado que se iniciou com letras de música lá pelos 14 anos,  e minha vida deu uma girada radical de 360º, que já contei por aqui e agora, depois de 11 anos, eis ela mudando novamente. Mas, só vai mudar realmente colocando em ação os projetos, os planos, as metas e os sonhos. Oportunidades terão que ser criadas e a criatividade e sensibilidade terão que ser despertadas novamente. Mas enquanto novas inspirações não chegam, vou contar um pouco da história de uma velha canção que ano que vem a composição completa 20 anos. 

Meu Deus, 20 anos que frequentava aquele bar, meus amigos reunidos todos os dias no mesmo bat local na Chácara Santo Antônio, em Santo Amaro, zona sul da capital paulista. Bar este que existe até hoje, na mesma esquina, mas com outro dono, outro nome e nas mesas quando passo de bike nos meus rolês pelo bairro, outras pessoas. Quantas risadas, quantos encontros, quantos aniversários, quanta conversa boa dia após dia, e eu, é claro, que não sou de beber, só dava prejuízo tomando uma coca-cola a noite inteira. Um vexame! Mas nem ligava, para mim o que importava era estar ali, com meus amigos, a maioria ainda de infância. Trasferimos o point da garagem do Zeca para o Benet's ou Vermelhinho como era mais conhecido.

E ali, de repente, no meio desta turbulência de emoções, surgiu alguém,e aqui cabe a música de Cazuza e Frejat, Ponto Fraco, "girando de mesa em mesa, sorrindo pra qualquer um, fazendo cara de fácil, é jogando duro com o coração, gracinha, todo mundo tem um ponto fraco, você é o meu por que não, por que não??"

E este alguém muito especial deu um novo sentido à minha vida, mas também me enlouqueceu totalmente, o que às vezes precisamos pra dar um up na rotina do dia a dia, para nos inspirar e para ter histórias pra contar. Mas sabe aquele enlouquecer que só faz bem, que só chacoalha a nossa vida? Sim, aqueles enfrentamentos que faz você mostrar que pode ser capaz. Ou mesmo motivações carinhosas para realizar o sonho de cantar, de estudar para ter uma carreira acadêmica. Enfim, o amor.

E assim nasceu Desequilíbrio Total. Esta canção não é aquelas de amor que toca nossos corações, que vai lá no fundo da alma, mas tanto letra, quanto harmonia, suingue e arranjo é uma das minhas composições favoritas, mas é a canção que me remete há bons tempos na mesa de um bar com amigos queridos. Alguns falam em Mente Carente e esta é a mais conhecida entre os amigos e redes sociais, mas sem sombra de dúvidas, eu prefiro esta. Em 2006 fizemos uma nova gravação com mudanças nos arranjos e numa parte da letra. Ai abaixo tem o link para quem quiser escutar a nova, mas já com 11 anos, versão.

https://soundcloud.com/nana-falavigna/desequilibrio-total


Banda Josie - Clipe Desequilíbrio Total 
Música de Nana Falavigna
Gravado e produzido por Studio Q57 e Roberto Vilela Vídeo Produções em 2000.

Nana Falavigna - Baixo, violão e voz
Osny Mapa - Guitarras
Leandro Pereira - Bateria
Márcio Medeiros - Teclados

Versão 2006

Nana Falavigna - Voz
Ricardo Pellegrini - Guitarras
Sidney Souza - Bateria
Rogégio Muniz - Baixo
Márcio Medeiros - Teclados (sempre ele)

4 comentários:

  1. Oi Naná. E depois eu é que te surpreendo! O nome da música vem bem de encontro com o nosso contexto, pelo menos um pouco parecido não é? Gostaria muito de comprar e curtir no meu som. Como faço? Abraços Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Orlando, não precisa comprar não, vou montar um CD com algumas músicas autorais e te levo quando marcarmos o café. Um grande beijo.

      Excluir
  2. Parabéns Nana ... como é bom te ver com este soriso no rosto! show show show ...ameiii ������ muito feliz por você amiga ������ Desejo muito sucesso e realizações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rô, que bom te ver por aqui! Obrigada pela força e carinho de sempre, na verdade recomeçando a batalha, nada é fácil, mas tenho fé que vai dar certo, só não vive na música antes porque o destino me levou por outros caminhos profissionais mais seguros, pero no mucho, rs......bjs

      Excluir